quarta-feira, 5 de julho de 2017

Os estagiários - Os vendedores de relógio não perceberam que o tempo não parava



Estrelado por Vince e Owen, Os Estagiários é um filme de comédia que ironiza a experiência de trabalho de dois quarentões na Google. Dirigido por Shawn e lançado em 2013, a produção narra a história de Billy e Nick, dois amigos vendedores de relógio que se encontram desamparados quando seu chefe fecha a empresa alegando que o negócio já não dava lucro e era ultrapassado. Perdidos eles tentam uma inscrição como estagiários do Google e acabam revelando que a diferença de idade pode ter algo a aprender e ensinar.

O filme por si só, apesar de ser comédia, traz uma lição que é impossível não notar, aborda pontos como a comodidade, medo, força de vontade e a importância de crescermos e evoluir assim como o mundo está tecnologicamente. Os dois principais personagens, acomodados a rotina de vendas, preferem ficar ali na empresa, levando a vida como sempre fizeram e acostumados a serem vendedores.

Quando a empresa de relógios fecha as portas, notamos de modo bem explícito a mensagem de que o mundo está em constante mudanças e que nós devemos está preparado para mudar ou passaremos a vida sofrendo por coisas que achamos incapazes de fazer ou nos adaptar.

Billy e Nick não perceberam que o tempo não parava, notamos como eles estavam vivendo apenas em suas bolhas quando não percebem que até a secretaria do dono da empresa, uma senhora, usava agora o celular para olhar as horas. Eles acreditam que as coisas nunca iam perder sua utilidade, e submersos a essa ideia não notaram que quem perdia os valores eram eles mesmos.

Depois de desempregados começam a realmente “acordar para a vida” e decidem tentar um trabalho no google. Outra lição nos é apresentada nessa parte do filme: Nunca é tarde para aprender e todos nós temos algo a ensinar. Nunca é tarde para aprender porque mesmo diante das dificuldades que os dois personagens viviam diante de tanta tecnologia, eles conseguiam vencer graças a força de vontade. Vemos nas cenas que quando um deles não entendia muito bem, passava as noites em claro, e por mais que o resultado não fosse o melhor possível, conseguiam aprender a “matéria”.

Deixa claro que nunca é tarde para aprender quando se quer realmente algo, ou quando está desempregado e perdido. Todos com esforços conseguem aprender, desde jovens alunos aos quarentões que se esforçaram.
A equipe não seria vencedora se durante todo os percursos não dessem aos personagens principais uma oportunidade. Eles podiam não saber nada de tecnologias, mas tinham conhecimento e experiências de vida, o que tornou fundamental para o resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário